Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Bom, o Mau e a Vilã

Sem censura, politicamente correcto ou interesses instalados

O Bom, o Mau e a Vilã

Sem censura, politicamente correcto ou interesses instalados

16
Jun18

"Wild Wild Country" - A Arte da Imparcialidade

A Vilã

Naftalina-Humor-Wild-Wild-Country.jpg

 

    "Wild Wild Country" é um documentário da netflix sobre a tentativa de integração nos EUA de uma comunidade de seguidores do guru indiano Bhagwan Rajneesh (mais tarde conhecido por Osho). Estes acontecimentos têm lugar perto de Antelope, uma pequena localidade no estado de Oregon, com menos de cinquenta habitantes. A acção decorre no início dos anos 80, num ambiente ainda muito influenciado pelo massacre de Jonestown, onde a ideia da criação de uma comunidade auto-sustentável, liderada por Jim Jones, terminou com o suicídio por envenenamento de quase mil pessoas.

     Tendo isto em conta, seria de prever que a integração de uma comunidade com um estilo de vida tão radicalmente diferente da conservadora população local, não seria fácil nem pacífica. No entanto, aquilo que nos é dado a conhecer ao longo dos 6 episódios é um embate que atinge proporções muito para além do que seria expectável. O que começou por ser apenas uma desconfiança inicial, rapidamente evoluiu para uma situação de confronto com ataques bombistas, campos de treino de tiro, armamento pesado em larga escala, tentativas de homicído e envenenamento em massa.

    A história é muito bem contada, com um ritmo brilhante, fazendo lembrar uma qualquer série de ficção em que não conseguimos resistir a ver o próximo episódio. O fio condutor do documentário são as entrevistas na actualidade com as pessoas que fizeram parte dos acontecimentos e que nos dão a conhecer a perspectiva de cada um dos lados da história. Aqui destaca-se Ma Anand Sheela, a assistente pessoal de Osho, uma personagem central e polémica, tanto dentro como fora da comunidade Rajneesh.

 

Patterson-Wild-Wild-Country.jpg

rajneesh-1523948425.jpg

   A complexidade de Sheela é um espelho dos acontecimentos. Nada aqui é preto ou branco. Não é óbvio dizer que um lado está certo e o outro está errado. Se inicialmente é fácil simpatizar com a ideia de uma comunidade pacífica que procura o auto-conhecimento e que luta contra o preconceito de uma população conservadora e fechada, isso torna-se mais difícil quando percebemos os esquemas e a violência a que estão dispostos a recorrer para fazer prevalecer os seus ideais.

   E é exactamente isto que distingue este documentário, a capacidade de ser imparcial, a capacidade de contar uma história sem fazer julgamentos ou quaisquer juízos de valor. Faz-nos pensar e, mostrando as várias perspectivas do mesmo acontecimento, é capaz de fazer-nos mudar de opinião várias vezes.

   Gostaria, no entanto, que o documentário tivesse explorado um pouco mais a personalidade do líder da comunidade. Ainda hoje existem muitos seguidores do pensamento de Osho e das suas práticas de meditação e desenvolvimento da consciência, mas este assunto não é muito abordado. Talvez tenha sido uma opção manter uma certa aura de mistério sobre isso, mas em mim despertou a vontade de querer saber mais sobre esta personagem que, mesmo estando quase sempre em silêncio, conseguiu exercer um tão grande poder sobre tantas pessoas.

   Este é, sem dúvida, um grande documentário da netflix que levanta muitas questões complexas mas não procura dar as respostas, dando a possibilidade ao espectador de formar a sua opinião com base em factos. É uma lição sobre a imparcialidade e como esta pode ser importante para fazer pensar.

 

                      O BOM - a arte de saber contar uma história com imparcialidade e sem juízos de valor

                      O MAU - deixar por explorar a história do líder da comunidade

                      VEREDITO - a não perder por todos aqueles que gostam de se questionar

 

 

 

 

 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

A Ler

Comentários recentes

  • HD

  • A Vilã

    Também achei!

  • HD

    Muito engraçado e bem conseguido :-)

  • A Vilã

    É verdade, fica aquela sensação de que quem vê não...

  • Triptofano!

    É realmente das piores coisas que pode acontecer, ...

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D