Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Bom, o Mau e a Vilã

Sem censura, politicamente correcto ou interesses instalados

O Bom, o Mau e a Vilã

Sem censura, politicamente correcto ou interesses instalados

05
Jan19

O neonazi na TVI - A Liberdade de Expressão deve Prevalecer? Sim, mas...

A Vilã

thumbs.web.sapo.io.jpg

 

   Por ser uma acérrima defensora da liberdade de expressão, vejo-me obrigada a aceitar que um neonazi possa partilhar a sua opinião na praça pública. Por muito que o seu discurso seja hediondo e dolorosamente imbecil, aceito que o possa fazer. A liberdade de expressão é um pilar da democracia e derrubar pilares não ajuda a lutar contra quem quer derrubá-la. Se a ideologia fascista não permite a expressão de diferentes opiniões, cabe à democracia mostrar o que a torna melhor e permitir essa expressão, mesmo aos que são contra ela. Esta é a grandeza da democracia, que não pode ceder à tentação de pôr em causa aquilo que a torna grande.   

 

   No entanto, apesar de aceitar esta possibilidade, não posso concordar com a escolha da TVI em convidar um criminoso neonazi para um programa da manhã, apresentando-o como o simples "autor de algumas afirmações polémicas" e dando-lhe a possibilidade de mentir descaradamente sem um contraditório à altura.

 

   Essa personagem sinistra que é Mário Machado foi condenado por crimes de discriminação racial, sequestro, ofensa à integridade física qualificada, tentativa de extorsão e implicação com responsabilidade criminal no homicídio de Alcindo Monteiro. Este jovem de 27 anos foi espancado até à morte por um grupo de skinheads, onde se incluía Mário Machado. Foi uma morte bárbara, motivada apenas pela cor da pele e isso não pode ser ignorado ou tratado de forma ligeira como aconteceu no "Você na TV".

 

    Não é aceitável permitir que tenham sido ditas mentiras durante a dita entrevista, sem que as mesmas tenham sido desmontadas ou, pelo menos, questionadas pelo entrevistador. Mário Machado afirmou ter sido condenado apenas por ter escrito um texto nacionalista coisa que, segundo a sua pobre ignorância, nunca teria acontecido durante o regime salazarista. Afirmou também que a sua condenação foi um mero erro judicial, admitido pela própria justiça. E isto são mentiras graves que foram ditas num programa de televisão e que não foram desmentidas ou confrontadas pelo entrevistador.

 

    E as mentiras não ficaram por aqui. Mais à frente, quando questionado sobre ser racista, xenófobo ou homofóbico, Mário Machado tem a distinta lata de responder que não. E ficamos assim? Mesmo? Não teria sido importante perguntar porque escolheu fazer parte de um grupo skinhead ou porque escolheu tatuar várias cruzes suásticas ou ainda porque fez ameaças de morte a várias pessoas com opiniões diferentes da sua?

 

   Não conheço a motivação da TVI ao escolher este convidado para um programa com as características de um programa de entretenimento matinal, mas desconfio que possa ter a ver com guerra de audiências. Se assim for, temo que a ética esteja a tornar-se um conceito teórico sem aplicação prática e que o futuro dos media em Portugal caminhe para um sítio muito triste.

 

   Cabe aos portugueses lutar para que isso não aconteça e não aceitar passivamente tudo o que lhes é posto à frente dos olhos. É preciso fomentar o pensamento crítico e a procura pela informação fidedigna. Só assim a democracia poderá sobreviver.

 

                  O BOM - as vozes que não aceitaram passivamente aquilo que não pode ser aceitável

                  O MAU - a falta de discernimento de uma estação televisiva no tratamento de um tema tão complexo e perigoso

                  VEREDITO - que sirva de aprendizagem contra a política do vale tudo

  

2 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

A Ler

Comentários recentes

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub