Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Bom, o Mau e a Vilã

Sem censura, politicamente correcto ou interesses instalados

O Bom, o Mau e a Vilã

Sem censura, politicamente correcto ou interesses instalados

30
Jun18

"La Casa de Papel" - A Vitória da Resistência

A Vilã

t407606625-b1349057935_s400.jpg

 

 

  Infelizmente já terminei de ver a série "La Casa de Papel". E digo infelizmente, não porque seja má, mas porque é tão boa que já estou com saudades. Das melhores que vi nos últimos tempos, e eu vejo muitas! Superou as minhas expectativas, o que não é dizer pouco, tendo em conta todo o hype à volta da série.

   Criada por Álex Pina, estreou em Maio de 2017 e tem uma única temporada dividida em duas partes, a 1ª com 9 episódios e a 2ª com 6 episódios. Foi lançada em Dezembro na Netflix mas com um formato diferente. Os 9 episódios foram desdobrados em 13 episódios de menor duração e a 2ª parte vai ser lançada apenas no mês de Abril. Eu acompanhei a 1ª parte na Netflix mas não consegui esperar pela 2ª e tive que optar por outros meios disponíveis. Admiro a paciência daqueles que conseguem esperar mas para mim não deu, teve que ser mesmo binge watching, não consegui resistir.

  O plano é assaltar a Casa da Moeda espanhola e conseguir ficar lá dentro o tempo suficiente para imprimir 2400 milhões de euros, tendo que lidar com 67 reféns, com todo o aparato policial e já agora com os próprios assaltantes. Por trás deste plano, no mínimo ambicioso, está a mente de um homem que nos é apresentado como O Professor (Álvaro Morte), responsável por recrutar os oito assaltantes que vão pôr em prática aquilo que em teoria seria o assalto do século.

  Logo no início, são-nos apresentados os assaltantes e as razões pelas quais foram escolhidos, fazendo lembrar um pouco "Ocean´s Eleven" mas sem as estrelas de Hollywood. Ao longo dos vários episódios, ao mesmo tempo que decorre toda a acção do assalto, vamos conhecendo melhor cada uma das personagens. Sem nunca perder o ritmo, este equilíbrio é extremamente bem conseguido.

 

personagens-la-casa-de-papel.jpg

 

  A construção das personagens faz toda a diferença, conseguem surpreender-nos, irritar-nos mas acima de tudo, conseguem que nos preocupemos com eles, que fiquemos do lado deles. Queremos que ganhem, que sejam a resistência contra um sistema que merece ser vencido.E isso já sabia o Professor.

  As máscaras de Dalí, o contraste entre o vermelho dos fatos e o verde da Casa da Moeda não são por acaso. É todo um simbolismo sobre os códigos morais do certo e errado e da não aceitação dos imperativos da sociedade. Não podia ser mais acertada a escolha da música Bella Ciao como banda sonora de várias cenas, tendo em conta que é um tema símbolo da resistência italiana contra o fascismo na II Guerra Mundial.

maxresdefault.jpg

  O desenrolar dos acontecimentos é muitas vezes imprevisível e surpreendente e agarra-nos de tal maneira, que é preciso uma grande força de vontade para não ver o episódio seguinte. São inúmeras as situações em que parece não haver saída possível, parece que vai mesmo tudo por água abaixo, é tensão atrás de tensão, não há descanso! 

  É claro que podemos dizer que existem algumas falhas no argumento, que isto ou aquilo é incoerente ou não faz sentido, mas tudo isso faz parte da incoerência de qualquer plano que inclui as idiossincrasias de um grupo de seres humanos num contexto como este.

  Acima de tudo, "La Casa de Papel" é uma excelente série que fica na memória e que nos faz querer fazer parte da resistência. Afinal, quem diz que o lado errado não é tantas vezes o lado certo?

  Hasta siempre Professor, Tokio, Nairobi, Berlim, Denver, Moscovo, Rio, Helsínquia e Oslo!

                                     

          O BOM - o equilíbrio entre a construção das personagens e o ritmo no desenrolar da história, a resistência contra o sistema

          O MAU - o emplastro Arturito, conseguir perceber como ía ser o final 

          VEREDITO - excelente

 

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

A Ler

Comentários recentes

  • HD

  • A Vilã

    Também achei!

  • HD

    Muito engraçado e bem conseguido :-)

  • A Vilã

    É verdade, fica aquela sensação de que quem vê não...

  • Triptofano!

    É realmente das piores coisas que pode acontecer, ...

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D