Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Bom, o Mau e a Vilã

Sem censura, politicamente correcto ou interesses instalados

O Bom, o Mau e a Vilã

Sem censura, politicamente correcto ou interesses instalados

25
Out18

"Colony" - A Praga dos Cancelamentos

A Vilã

colony_s2_castandinfo_cover_2880x900.jpg

   É deveras irritante o cancelamento de uma série com a história a meio caminho, deixando pendurados todos aqueles que a seguiam. E não estou a falar de finais abertos com espaço para a interpretação de cada um. É mesmo um fim puro e duro numa história que não acabou de ser contada.

   Foi o que aconteceu com "Colony", uma série norte-americana de ficção científica, criada por Carlton Cuse (argumentista e produtor de "Lost") e Ryan J. Condal para o canal USA Network. Em Portugal as suas três temporadas foram transmitidas pelo Syfy e, recentemente, entrou para o catálogo da Netflix.

   A acção decorre num futuro próximo, com a população a viver sob um regime militar autoritário imposto por uma raça extraterrestre, da qual pouco se conhece e cujas intenções em relação à raça humana são uma incógnita. No dia da sua chegada, dividiram o território em vários blocos (colónias) separados por muros quase intransponíveis, tornando muito difícil o contacto com o exterior. O acesso à informação é muito limitado, televisão, internet e telemóvel são coisas do passado.

   Algumas pessoas são escolhidas para colaborar com os invasores, fazendo parte de uma elite com alguns privilégios. Os restantes são utilizados como força de trabalho e vivem subjugados à vontade dos invasores. A população é controlada pelas ferramentas típicas de qualquer regime autoritário: ameaça, violência, medo, vigilância, propaganda. A tecnologia é mais avançada mas o princípio é o mesmo. Para completar o cenário, não podia faltar um movimento de resistência numa luta desigual contra o opressor.

  "Colony" não é uma série extraordinária, mas a sua estética a remeter para o universo orwelliano de 1984 conseguiu prender a minha atenção. Durante três temporadas segui a família Bowman e a sua luta pela sobrevivência neste mundo novo.

   Josh Halloway (Will Bowman) é o pai, obrigado a colaborar com os opressores para assegurar a sobrevivência da família e Sarah Wayne Callies (Katie Bowman) é a mãe, aliada secreta da resistência. Josh é mais credível do que Sarah, mas isso talvez tenha a ver com a minha embirração pessoal com esta actriz, que me parece sempre igual em todas as personagens. Para mim, o melhor desempenho é o de Peter Jacobson (Alan Snyder), o governador da colónia de Los Angeles, capaz de tudo para safar a pele, uma verdadeira ratazana em todo o seu esplendor.

colony-2.jpg

   Ao que parece, existiram vários problemas de produção entre a 2ª e a 3ª temporadas, nomeadamente a saída do produtor Carlton Cuse e a mudança do set de LA para Vancouver no Canadá. A queda das audiências levou a cortes no orçamento e acabou por ditar o cancelamento da série. O novo produtor Wes Tooke fez o anúncio via Twitter, pedindo desculpa por não poderem terminar a história de "Colony" e agradecendo à equipa, ao elenco e especialmente aos fãs. 

   Eu até compreendo a ditadura das audiências e a decisão de cancelar uma série quando os custos são superiores aos ganhos mas, aquilo que não posso compreender é a falta de respeito por todos aqueles que seguiram a série durante três temporadas e que mereciam alguma coisa parecida com um final. Seria assim tão difícil produzir um episódio especial para finalizar a história e mostrar alguma decência para com os seguidores da série? A Netflix fê-lo com a série "Sense 8" e parece-me que seria um exemplo a seguir.

   Não faz muito sentido que a Netflix tenha incluído "Colony" no seu catálogo, sabendo que a série foi cancelada, por isso resta a esperança que seja para lhe dar algum tipo de continuidade. É pouco provável mas, quem sabe, ainda haverá um final decente para "Colony".

                     

                            O BOM - a aposta em séries de ficção científica com qualidade

                            O MAU - a falta de respeito pelos seguidores da série

                            VEREDITO - # save colony

 

 

 

 

 

41 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

A Ler

Comentários recentes

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub